“Eu sei quem eu sou e quem posso ser, se eu desejar”. Miguel de Cervantes

terça-feira, 9 de junho de 2015

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO - “A literatura como fonte de conhecimento”

Clique sobre a imagem e confira o primeiro evento do Projeto
 “A linguagem é como uma pele: com ela eu entro em contato com os outros. ”
Roland Barthes

Coordenadora do Projeto:
Profa. Luciana Muniz da França - Regente do Centro de Multimeios/Biblioteca
lmdafranca@bol.com.br
Equipe de Apoio:
- Profa. Lucélia Muniz da França – LEI;
- Profa. Deyllanne Sampaio - LEC.

O Projeto CAFÉ LITERÁRIO teve início no mês de maio do corrente ano, contemplando alunos de todas as turmas do Ensino Médio, através das atividades do Ambiente de Aprendizagem – Centro de Multimeios, sob a orientação da professora Luciana Muniz da França.
O surgimento desta atividade didático-pedagógica deu-se a partir da necessidade de dinamizar as vertentes de leitura e interpretação que compõem este ambiente, tendo em vista que os espaços do Centro de Multimeios devem ser entendidos como uma extensão de apoio ao conhecimento e informações interrelacionados a sala de aula, aprofundando a sua compreensão em espaços destinados a aprendizagem do educando.
Portanto, entende-se este projeto como um recurso didático-metodológico que visa tornar o conhecimento da Literatura algo significativo e informativo que possa ser utilizado socialmente, desempenhando o papel que a Linguagem tem como responsabilidade: externar as reflexões individuais e construir a percepção do contexto histórico em que ela está sendo inserida.

O Projeto pauta-se nas três forças da literatura teorizadas por Roland Barthes, e por nós problematizadas, quais sejam, a Mathesis, a Mimeses e a Semiosis. Em outras palavras, o desenvolvimento do presente projeto tem em vista a apresentação de biografias e o debate de obras literárias, de gêneros diversos, de autores representativos da literatura brasileira regional, nacional e universal, com propósito de compreender a matéria literária como fonte de conhecimento: imitação do real e deslocamento da linguagem.                              
Para tal fim, destacamos também as implicações proporcionadas pela fusão de horizontes estabelecida pelo encontro entre o mundo da obra e o mundo do leitor.                             
A nosso ver, a perspectiva de formação crítica proporcionada pela leitura de obras literárias reside justamente, na refiguração, que nada mais é que o esforço do leitor em referenciar o texto literário lido ao seu mundo vivido. Desse complexo enleio, certamente, resultarão comparações entre o real e o fictício, culminando em reflexões sobre a não coincidência entre a realidade dada e a realidade possível, provocando no leitor, necessariamente, pontos de criticidade. 
O Projeto “CAFÉ LITERÁRIO – A literatura como fonte de conhecimento” se realizará a partir da seguinte metodologia: 
a) Bimestralmente, sempre as sexta-feiras no período matinal, tendo início às 08:00h da manhã, na Sala de Estudo e Pesquisa do Centro de Multimeios/Biblioteca, acontecerão as edições do CAFÉ LITERÁRIO, com a apresentação da biografia do autor e problematização da obra literária, de um autor representativo da literatura brasileira regional, nacional ou universal, por parte de um convidado.  
b) Após a apresentação da biografia do autor e problematização da obra por parte do convidado, o público é provocado a participar do debate, a partir da mobilização realizada pelo coordenador da edição do Café Literário. 
c) O Café Literário aceitará envio de propostas para a apresentação e discussão de obras literárias, desde que estejam em consonância com os princípios de objetivos do projeto, sobretudo, que sejam obras literárias de gêneros diversos, e de qualidade reconhecida criticamente.    
d) Dentro do Projeto CAFÉ LITERÁRIO também será realizado concursos literários. O gênero apresentado no concurso dependerá do seu processo de criação. 
e) No intervalo das apresentações e discussões será servido café e suco com salgados e biscoitos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Siga o nosso Blog e veja as principais notícias da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.